Recebi do caro membro Giuliano a lembrança desta publicação feita em 1917 pelo Almanak administrativo, mercantil, e industrial do Rio de Janeiro, considerado um dos primeiros almanaques publicado no Brasil.
Editado no Rio de Janeiro, entre 1844 e 1889, pelos irmãos Eduard e Heinrich Laemmert.
Com textos sobre a corte brasileira, os ministérios e a legislação imperial, para além de dados censitários e até propagandas, o Almanaque Laemmert tornou-se fonte fundamental para a compreensão do cotidiano brasileiro do século retrasado.
Atualmente, o acervo do Almanaque, que conta com 46 edições e com cerca de 55 mil imagens, foi disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de seu sítio de Internet.
Nesta súmula, que preparei, inclui-se a divisão territorial tal como se encontrava em 1917 para o atual estado da Paraíba. Pode ser útil para compreender aquele estado e subdivisões.
Para ver o documento completo em seu inteiro teor, acesse o link para o site da Biblioteca Nacional - Almanaque Laemmert de 1917 - BN
Sem mais, eis a súmula:
Ano de 1917 no Estado da Paraíba do Norte
Almanak Laemmert - Administrativo, Mercantil e Industrial (RJ)
Capital da Paraiba do Norte, constituída de 14 comarcas, numeradas de 1 a 14 e em vermelho, compreendendo de 37 municípios:
1. Alagoa Grande, (distante 70 léguas da capital) Comarca desde outubro de 1864.
Foi instalada em 26 de outubro de 1765.
Orago: (N. S. da Boa viagem?)
A comarca compreende o município de Ingá e a paróquia de N. S. da Boa Viagem.
Alagoa do Monteiro, município pertencente à Comarca de São João do Cariri. Tornou-se distrito deste em 11 de outubro de 1858. Tornou-se vila, município e Comarca em 28 de junho de 1872, suprimida em 1892, restaurada em 1898 e novamente suprimida em março de 1916.
Seus distritos: Alagoa do Monteiro (sede), São Tomé, Camalaú, Tigre, Umbuzeiro, Prata e Boi Velho.
Alagoa Nova, município pertencente à Comarca de Areia em 5 de setembro de 1850, as seguintes povoações fazem parte: Esperança, São Sebastião e Matinhas.
Orago: Paróquia de Santana e Paróquia de Bom Conselho em Esperança.
Araruna, município e vila, pertencente à Comarca de Bananeiras desde 10 de julho de 1876. Compreende os distritos da vila do mesmo nome e Tacima.
Orago: Paróquia de N. S. da Conceição e a igreja de Santo Antônio.
2. Areia, (distante 28 léguas da capital) Comarca criada em 18 de maio de 1815 e instalada em 30 de agosto de 1818. Tornou-se cidade em 18 de Maio de 1846, sede do município e comarca.
Distritos: Cidade e Esperança
Orago: Paróquia de N. S. da Conceição, Igreja do Rosário e capela de Santa Rita.
3. Bananeiras (distante 150 km da capital) Município e Vila em 10 de outubro de 1833, cidade em 16 de outubro de 1879. A comarca compreende o município de Araruna, o município abrange os distritos da cidade e Pilões.
Orago: Paróquia de N. S. do Livramento, igrejas: Coração de Jesus, S. José em Pilões, N. S. da Conceição em D. Inês, Santo Antônio no Moreno, Santa Fé no Moreno e N. S. do Rosário em Umari.
Povoados: Moreno, D. Inês, Borborema (antiga Boa Vista) e Santa Fé.
Brejo da Cruz, (80 léguas distante da capital). Município e vila. Vila em 8 de outubro de 1881. Município pertencente à Comarca de Pombal desde 17 de setembro de 1907.
Distritos: Brejo da Cruz, São Bento e Belém.
Povoados: São Bento e Belém
Orago: Paróquia de N. S. dos Milagres
Cabaceiras, Vila e Município pertencente à Comarca de São João do Cariri desde 21 de julho de 1834, instalada em 4 de agosto de 1834. A sede de Cabaceiras foi transferida para povoação de Bodocongó em 25 de outubro de 1864 e revogada em 15 de outubro de 1870. Compreende os distritos da vila, Barra de São Miguel e Bodocongó, Mata Virgem, Cruz e Boqueirão.
Orago: N. S. da Conceição, igreja de N. S. do Rosário e mais 11 capelas em diferentes povoados e sua casa de caridade.
Cabedelo, (18 km distante da capital) Vila e Município, pertencente à Comarca da Capital, criado em 17 de março de 1908.
Povoados: Ponta da Campina, Poço, Camboinha, Ponta de Matos e Jacaré.
Orago: Igreja do Coração de Jesus
Caiçara, ?
4. Cajazeiras, (distante da capital em 100 léguas), Comarca, Município e Cidade. Data de 1700 o início de seu povoamento.
Orago: ?, possui 4 igrejas
5. Campina Grande, Comarca criada em 22 de julho de 1766 e instalada em 21 de abril de 1790, cidade em 11 de outubro de 1854. Compreende os distritos de: cidade, Pocinhos, São Sebastião, Fagundes, Boa Vista e Serra Redonda.
Orago: N. S. da Conceição
Catolé do Rocha, (distante 85 léguas da capital) vila e município,
Distritos: Catolé do Rocha e Jericó
Povoados: Jericó e Conceição
Conceição, (distante 120 léguas da capital) vila e município, pertencente à Comarca de Princesa.
Distritos: Vila da Conceição e Santana da Conceicao
Espírito Santo, município e cidade, pertencente à Comarca da Paraíba. Compreende os distritos da cidade, Cachoeira, Traipu e Sobrado.
Orago: ?
6. Guarabira, Comarca, cidade e município. Compreende os distritos de: cidade, Mulungu, Pirpirituba, Cuité de Guarabira e Araçagi.
Orago: Paróquia N. S. da Luz e capela N. S. das Dores.
Povoados: Pirpirituba, Alagoinha, Cuité, Sertãozinho, Mulungu, Araçagi e Pilõezinhos.
Ingá, (distante 132 km da capital). município e cidade, pertencente a Comarca de Campina Grande.
Distritos: Ingá, Serra Redonda, Serra dos Pontes, Riachão do Bacamarte e Cachoeira das Cebolas.
Povoados: Serra Redonda, Serra do Pontes, Cachoeira de Cebolas e Riachão do Bacamarte.
Orago: Paróquia de N. S. do Rosário do Ingá
7. Itabaiana, (situada a 15 léguas da capital) Comarca e municipio,
Compreende 3 distritos: sede, povoação do Salgado e Mogeiro. Existia uma antiga aldeia de índios com um cemitério.
Orago: A virgem da Conceição
8. Mamanguape, Comarca, município e vila, cidade a 25 de outubro de 1855, compreende 3 distritos: sede, Baía da Traição e Jacaraú
Orago: Matriz de São Pedro e São Paulo, Matriz de São Miguel da Vila de Montemor da Baía da Traição.
Misericórdia, Vila e Município, pertencente à Comarca de Piancó.
Povoados: São Boaventura, São Paulo, Nazaré e Minadouro
Orago: Matriz N. S. da Conceição, capelas: São Boaventura, São Paulo, Nazaré e Minadouro.
9. Patos, Comarca, município e cidade,
Orago: N. S. da Guia
Pedras de Fogo, Vila e Município, pertencente à Comarca de Itabaiana, a sua fundação data de por volta de 1790. Criado em outubro de 1860, transferida sua sede em 1896 para a vila do Espírito Santo e em novembro de 1898 foi novamente criado município, com sede em Pedras de Fogo, ficando dividido o termo do Espírito Santo em 2 municípios.
Orago: É dividido em 2 paróquias: sua sede pertence à Paróquia de S. Miguel de Taipu no município do Espírito Santo e a paróquia de N. S. da Penha na Taquara. Na sede de Pedras de Fogo há ainda a igreja dedicada a N. S. da Conceição.
10. Pianco, (distante 96 léguas da capital), Comarca, município e Vila. Vila denominada de Santo Antônio de Piancó em 11 de dezembro de 1831 e instalada em 2 de maio de 1832. A Comarca abrange os municípios de Piancó e Misericórdia.
Distritos: Piancó, Agua Branca, Santana, S. Francisco, Boqueirão dos Cachos, Santa Rita, Juco e S. João do Olho d'água.
Povoados: Nova Olinda e as sedes dos distritos
Orago: Matriz de Santo Antônio do Piancó, capelas: S. Sebastião do Juca, Santa Rita de Corema, S. Francisco de Aguiar, N. S. dos Remédios do B. dos Cochos, N. S. dos Ganotes, N. S. dos Remédios de Nova Olinda, S. João do Olho d'água e N. S. da Conceição de Água Branca.
11. Picuí (antigo Cuité) Comarca, município e Vila. Compreende o termo de Soledade.
Distritos: Picuí, Cuité, Pedra Lavrada e Barra de Santa Rosa
Povoados: Cuité, Picuí, Pedra Lavrada, Barra de Santa Rosa
Orago: Paroquia de São Sebastião do Triunfo e outras igrejas: N. S. das Merces de Cuite, S. Sebastião de Picuí, N. S. da Luz de Pedra Lavrada, Santa Rosa e São Severino.
Pilar, município e vila.
Distritos: Serrinha, Canafístula e Gurinhém. Antiga aldeia Cariri, fundada por missionários jesuítas que edificaram uma igreja de invocação a N. S. do Pilar, junto a um colégio que não existe mais. Paróquia elevada à categoria de vila em 1763, foi elevada a comarca neste mesmo ano.
Povoados: Curimataú, Barra, Pau-a-pique, Cajá, São José, Boqueirão e Pau-Ferro.
Orago: N. S. do Pilar e N. S. da Conceição em Gurinhém.
12. Pombal, Comarca, município e vila. Antiga aldeia de índios, fundada por Teodósio de Oliveira Ledo. Elevada a vila em 1766.
Povoados: Mata, Paulista e Lagoa.
Orago: Matriz N. S. do Bom Sucesso e 5 capelas.
Princesa, (antiga Fazenda Perdição e Bom Conselho) Municipio e Vila. Município pertencente à Comarca de Piancó. Foi fundada em homenagem à Princesa Isabel, em 1859, quando foi construída a Matriz de N. S. do Bom Conselho. Elevada a categoria de vila em 26 de novembro de 1875, revogada em 5 de fevereiro de 1879 e restaurada em 3 de dezembro de 1880.
Distritos: Vila Belém e São José.
Povoados: Patos, Belém, Tavares, São José, Alagoa da Cruz e Cachoeira das Minas.
Santa Luzia do Sabugi, município e vila. Pertencente a Comarca de Patos, elevada a vila em 1862, elevada à categoria de Freguesia em 1856.
Santa Rita, município e cidade. Pertencente a Comarca de Mamanguape, compreende os distritos da cidade e Livramento. Foi criado Comarca em 14 de junho de 1890 e suprimida em janeiro de 1903, foi restabelecida em 24 de setembro de 1897 apenas como município
13. São João do Cariri, Comarca, município e vila. Compreende os termos do Cariri, Cabaceiras e Taperoá. Foi criado Julgado em 17 de abril de 1776, Freguesia em 3 de abril de 1750 e termo e vila a 5 de maio de 1803.
Distritos: Vila de Santana do Congo, Caraúbas, Jericó, São José das Pombas e São José do Mariri.
Orago: N. S. dos Milagres
São João do Rio do Peixe, município e vila. Pertencente à Comarca de Sousa. Compreende os distritos da vila, Barra do Juá e Belém do Arrojado.
Orago: N. S. do Rosário de São João Sousa
São José das Piranhas, município e vila. Pertencente a Comarca de Cajazeiras, compreende os distritos da Vila, Santa Fé e Bonito.
Serraria, (distante 32 léguas da capital), município e vila. Pertencente à Comarca de Areia, criado a 13 de outubro de 1897.
Povoados: Arara e Pilões.
Orago: 1 igreja matriz e capelas: Arara, Pilões, Araçá e Olho d'água.
Soledade, município e vila. Pertence à Comarca de Picui. Compreende os distritos da cidade, São Francisco e Pedra Lavrada.
Orago: Paróquia de Santana e N. S. da Luz da Pedra Lavrada.
14. Souza, Comarca, município e cidade. Composta pelos termos de Souza e São João do Rio do Peixe.
Orago: Matriz N. S. dos Remédios, igreja Bom Jesus Aparecido, capela N. S. do Rosário, capela de São Sebastião e capela de São José em Nazaré e capela de São José em Serra do Comissário.
Taperoá, (distante 26 léguas da estação de Campina Grande), município e vila. Pertencente à Comarca de São João do Cariri, compreende o distrito da vila e a freguesia de N. S. da Conceição. É ponto de passagem dos gados que vêm do centro do Estado para as feiras de Campina Grande e Itabaiana.
Teixeira, (distante 70 léguas da capital) municipio e vila, Pertencente a Comarca de Alagoa do Monteiro. Foi descoberto pelo sertanejo Manoel Lopes Romeu, de Goiana. A vila foi criada em 1857 com o nome de Teixeira, oriundo de um velho Antônio Teixeira de Albuquerque.
Distritos: Teixeira, Imaculada e Desterro.
Povoados: Aldeamento mãe d'água.
Orago: Matriz de Santa Maria Madalena, capelas: N. S. da Conceição em Imaculada, N. S. do Desterro em Desterro.
Umbuzeiro, município e vila. Pertencente a Comarca de Campina Grande, compreende os distritos da cidade, Natuba, Jardim, Pirauá, Aroeira e Mata Virgem. Elevada a vila a 2 de maio de 1890, tornando-se cabeça da Comarca em 9 de julho de 1890, revogada a 19 de maio de 1892. Tornou-se termo judiciário da Comarca de Campina Grande em 15 de novembro de 1904. Compreende também as seguintes localidades: Barra de Natuba, Aguapaba, Natuba velha, Pirana, Pa Virada, Junco, Pedro Velho, Tapuia, Leitão, São bento, Oratório, Matinadas, Antas, Picada, Manuelas, Balanço e outros.
Orago: Matriz N. S. do Livramento e capelas: N. S. da Conceição (sede), N. S. da Conceição Mata Virgem, N. S. da Conceição em Oratório, N. S. das Dores em Natuba Velha, N. S. do Carmo e Olhos d'água, N. S. do Rosário em Aroeiras, N. S. do Rosário em Barra de Natuba, Santana em Tapuia, São Pedro em Pedro Velho, São Sebastião em Manuelas.
por Flauber Barros Leira, do HGGP online - www.YouTube.com/c/HGGPonline
em13 de fevereiro de 2021
Comments